Se você tem um negócio, ele precisa estar no Google! E é claro que você já sabe disso. Talvez, já até invista em ações de SEO e marketing de conteúdo para ranquear o seu site nas primeiras posições do buscador. Mas você já ouviu falar no Google Meu Negócio? A ferramenta ― gratuita, bom frisar! ― Ajuda pequenos negócios a ficarem ao alcance do seu consumidor.
Sabe quando você busca por um segmento de negócio (“padaria”, por exemplo) e logo abaixo da caixa de pesquisa aparece um mapa e alguns estabelecimentos relacionados, antes mesmo dos resultados orgânicos? Ou busca por um estabelecimento específico e um “resumo” dele aparece no lado direito da tela? Isso é o Google meu Negócio! A sua empresa também pode se destacar usando a ferramenta e é isso que vamos ensinar hoje neste artigo!
Mas, antes de colocar a mão na massa com o nosso tutorial, conheça alguns detalhes da ferramenta Google meu Negócio.
-
O que é o Google meu Negócio?
A ferramenta facilita que a sua empresa seja encontrada nas pesquisas da rede e do Google Maps. Ela fornece, aos usuários, informações relevantes sobre o seu negócio e usa a geolocalização para elencar os estabelecimentos.
Lançado em 2014, o Google diz que empresas validadas pelo Google meu Negócio tem duas vezes mais chances de serem consideradas “respeitáveis” pelo consumidor. Além das informações básicas de contato e endereço, é possível adicionar fotos e gerar muito mais interação com o consumidor.Entre as principais funcionalidades, destacam-se:
– Acrescentar e-mail, telefone e site ― caso você seja encontrado via mobile, o usuário pode ligar diretamente para você pelo próprio buscador;
– Inserir sua localização no Google Maps e fazer o traçado de rotas até você;
– Exibir seu horário de funcionamento e horário de pico;
– Comentários e notas dos clientes.Para negócios locais, o Google meu Negócio é uma ótima forma de marcar sua presença on-line.
-
Os 3 tipos de resultados do Google meu Negócio
O Google pode oferecer 3 tipos de resultados. Tudo depende de como é feita a pesquisa.
-
Pesquisa por tipo de estabelecimento
Este exemplo, da procura por um mercado, pode ser aplicado aqui. Simulando esta pesquisa no Google:
Como não foi especificado o local de procura, o Google leva em conta a sua localização geográfica para sugerir os resultados. Em smartphones, o resultado é mais preciso por conta do GPS.