A mídia paga tem se tornado cada vez mais frequente nas estratégias de Inbound Marketing das empresas. Um dos principais motivos é o baixo alcance orgânico das publicações, o que exige uma ação paga para alcançar o público pretendido.
Quando realizada de forma adequada, considerando a persona e o estágio do funil de vendas, a compra de mídia pode ter um impacto significativo na aceleração dos resultados.
Se a mídia paga ainda é novidade para você ou quer entender melhor como usar os diferentes canais disponíveis na estratégia da sua empresa, continue a leitura do post!
Principais motivos para investir em mídia paga
1. Gerar mais tráfego para seu site ou blog
O Inbound Marketing adota estratégias que visam atrair e converter clientes de maneira voluntária. Para isso, conteúdos e ofertas são produzidos visando atingir pessoas em toda a jornada de compra. Para quem está iniciando ou ainda não tem um bom tráfego, esse processo pode não ser tão rápido, pois depende de fatores como posicionamento orgânico e capacidade de produção de conteúdo.
Diante disso, você pode atrair mais pessoas ao seu site ou blog e torná-lo conhecido em curto prazo com a mídia paga. Cada anúncio realizado (independente da mídia) possui um link que direciona para uma página, que pode ser do seu site, um artigo no seu blog ou uma Landing Page que criou para disponibilizar um conteúdo rico e gerar Leads.
2. Alcançar resultados mais rápidos
Com a mídia paga os resultados são mais previsíveis e rápidos. Na elaboração de uma campanha paga, você já consegue ter uma estimativa dos resultados. E, a partir da liberação do anúncio, em pouco tempo consegue gerar os primeiros resultados.
Na Resultados Digitais, trabalhamos com projetos de implementação para quem acabou de contratar o RD Station Marketing. É muito comum os clientes optarem pelo investimento em mídia paga, como o Facebook Ads, para gerar mais tráfego nas Landing Pages publicadas e gerar Leads.
Com um baixo investimento e campanhas segmentadas que direcionam tráfego, é possível gerar os primeiros Leads rapidamente.
No exemplo a seguir, um cliente gerou 708 Leads em apenas 1 semana com o investimento de R$20/dia no Facebook Ads, promovendo um conteúdo rico.
Fonte: Landing Page do RD Station Marketing
3. Identificar e segmentar seu público
Um dos erros mais comuns é investir em mídia paga sem conhecer bem o público que pretende alcançar. Se você não conhece seu público ou tem dúvidas, sugerimos que faça inicialmente uma campanha de mídia paga como experimento. Assim, você poderá validar e entender características (faixa etária, gênero, localidades) e interesses (produto A ou B) com base nas pessoas mais interagem com sua oferta.
A mídia paga precisa ser direcionada, mesmo que você não tenha uma persona criada (o que é recomendado). É importante conhecer pelo menos suas características e dores.
Cada mídia paga tem uma característica de segmentação. Por exemplo: Google Ads pelo uso de palavras-chave, Facebook Ads pela seleção de interesses e o Linkedin Ads por cargos, empresas ou segmentos.
4. Flexibilidade de investimento
Uma pergunta frequente de quem está iniciando é: quanto devo investir? A resposta pode variar bastante, pois cada negócio tem sua particularidade e depende dos objetivos que se quer alcançar.
A mídia paga permite que você realize testes sem ter que investir alto num primeiro momento. Avalie como o público irá responder e qual será o custo por aquisição (seja Lead ou cliente).
Se fizer sentido, otimize e aumente aos poucos o investimento. Não deixe de analisar se está alcançando o ROI (retorno sobre o investimento) esperado.
Uma dica para ter o controle do investimento de mídia paga é usar a nossa planilha de distribuição de verba em mídia paga
5. Fácil mensuração de resultados
Uma das grandes vantagens da mídia paga é a fácil mensuração de resultados. É possível acompanhar em tempo real o desempenho das campanhas nos mínimos detalhes. Você poderá entender melhor o comportamento de seu público, principalmente suas preferências para determinados tipos de conteúdo.
Para cada campanha patrocinada é possível avaliar indicadores como aumento de tráfego, geração de Leads, envolvimento com as publicações e vendas geradas.
Como fazer Mídia Paga para Inbound Marketing
Não adianta ter um excelente produto ou conteúdo se a distribuição dele não chega ao público certo. E quando se trata de Inbound Marketing, não dá para depender apenas da distribuição orgânica: o volume elevado de conteúdo nas redes sociais e na internet em geral, que literalmente excede nossa capacidade humana de consumi-lo inteiramente, e o baixo alcance orgânico das publicações não têm ajudado nesse aspecto.
Por isso, a distribuição por conteúdo pago ou com mídia paga é uma ponte para conectar sua empresa com o público certo através de conteúdo, e ajudar sua audiência entregando a informação certa no momento certo. A seguir, vamos abordar a distribuição por mídia paga com a metodologia Inbound.
Distribuição de mídia paga na metodologia Inbound Marketing
Antes de lançar uma campanha de distribuição de conteúdo pago, faça uma pesquisa para definir quem será a sua persona.
Você vai ver que muitos canais de distribuição oferecem uma imensa capacidade de segmentação e diferentes maneiras de atingir públicos específicos. Dessa forma, poderá criar essas segmentações de acordo com as características da sua persona.
Uma vez lançada uma campanha, mensure os resultados para aprender sobre seu público-alvo e a resposta que ele tem aos anúncios. Alimente sua estratégia de Marketing de Conteúdo com essas informações de volta para refinar o conteúdo, conectar-se melhor com o público e maximizar a eficácia de cada campanha.
Formatos de mídia paga que podem ajudar na sua estratégia de Inbound Marketing
Há vários formatos para anunciar de acordo com o seu objetivo. Os mais conhecidos são:
Links Patrocinados (PPC ou Pay Per Click)
Os links patrocinados são os conteúdos em destaque quando você procura por alguma palavra-chave no mecanismo de busca do Google. Esses anúncios colocam sua empresa em uma posição de destaque nos resultados das buscas que talvez você não alcançasse com uma ação orgânica.
Você cria uma campanha de link patrocinado por meio do Google Ads e a direciona para o público-alvo de sua empresa por meio das segmentações.
Para que seu anúncio por links patrocinados seja eficiente, alguns passos são fundamentais, como definir as palavras-chave iniciais e o horário, tempo e local de abrangência da campanha.
Fonte: RD Station